Escritos, Tailândia, Viagem, Vietnã

Os morenos

osmorenos

A foto acima. Não é religião. Ou é? Seguir rituais no dia a dia e aceitar verdades sem questionamentos porque sempre foi assim, para todo mundo. Poderia ser religião. Mas é só a busca pelo padrão de beleza no Sudeste da Ásia.

Em países como Tailândia, Camboja e Vietnã (onde essa imagem foi feita), a pele morena é identificada com pobreza. Com camponeses que realizam trabalhos braçais por horas debaixo do sol. Brancas são as princesas orientais, tristes e sofridas nas lendas, mas desejadas e cercadas de luxo e grandiosidade. Sofrer todo mundo sofre na vida, então que seja em grande estilo.

O esforço para evitar a morenice da pobreza, no entanto, é descomunal. No dia dessa foto, como nos outros 25 em que eu passei por aqueles países, a sensação térmica beirava os 40 graus. Insuficiente para tirar do caminho o ideal da pele clara. É como aderir voluntariamente e com gosto ao figurino aprovado pelo talibã (só menos colorido, o islã mais radical exigiria).

Naomi-ThaiA publicidade local usa photoshop e maquiagem para eliminar qualquer centímetro quadrado bronzeado. Revistas de moda também. Em novembro de 2013, a Vogue tailandesa embranqueceu Naomi Campbell sem disfarçar. As referências orientais são as cútis japonesas e coreanas, vistas entre as estrelas das novelas e da música. O moreno asiático não tem glamour.

O elogio brasileiro à morenice muito provavelmente foi inventado pela intelectualidade (Gilberto Freyre? Jorge Amado? Caymmi? Assis “chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor” Valente?). Quem quer que seja ajudou em muita coisa no Brasil. Não resolveu todos os problemas. Mas evitou o surreal de pessoas circulando pelas ruas agasalhadas debaixo de um calor de 38,9ºC. E que elas tirassem a calça jeans e botassem o fio dental, morena você é tão sensual (e nossa identidade nacional).

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s