Escritos

O ônibus mágico

SAMSUNGUma das minhas particularidades quando criança era uma fascinação por lugares que eu não conhecia. E como meu meio de transporte mais usual era o ônibus, havia uma atração sobre os pontos finais de cada linha. O que há por lá? É um terreno misterioso? Como são as pessoas de lá? Isso acontecia até com o Jardim Miriam 5757, que passava pela minha casa e levava a até um dos bairros da periferia de São Paulo. E até hoje isso persiste. O que há nas bordas da cidade de SP? Como é Parelheiros? E o Marsilac?

Soma-se a isso a minha atração por regiões de fronteira. Há alguma intersecção de cultura? Como funcionam as relações por lá? A língua vira uma mistureba?

Quando eu tomei o ônibus comum em Puerto Iguazú, na Argentina, rumo a Foz do Iguaçu, essa sensação se tornou completa. Dias ouvindo o castelhano argentino e subo naquele veículo totalmente ordinário, sujo, com pessoas absolutamente com cara de dia a dia. No fundo, escuta-se algum português. Um gaúcho, um cearense e alguém de qualquer lugar não-identificado discutindo temas da rotina em Foz. “Cidade perigosa…”

Mas as placas ainda estão escritas em espanhol. Quinze minutos depois, já se vê o português nas sinalizações. O cenário meio desolador prossegue. Não há vantagem de nenhum dos lados, não há “eu sou desenvolvido e você incivilizado”. Todos na mesma merda. E as caras de imigrantes dominam os assentos, como se todos fossem imigrantes e não houvesse locais. Há até uma Catalina Sandino Moreno entre os passageiros.

E como se fosse mágica começam aparecer figuras familiares. Um Djavan, uma propaganda de faculdade particular, um “martelinho de ouro”. Radical. Como se dentro de um mesmo cenário o estranho e o próximo se intercalassem. É o ônibus mágico. E absurdamente comum.

Padrão

Deixe um comentário

